Reorganização das atividades pedagógicas remotas dos do Ensino Fundamental II

Brasília, 30 de maio de 2020.

Conforme o Artigo 2º do Decreto nº 40.817, de 22 de maio de 2020, que dispõe sobre a suspensão das atividades educacionais presenciais em todas as escolas, e conforme Recomendação nº 1/2020, de 21/5/2020, que trata das restrições sanitárias que limitam a presença dos discentes e docentes nos espaços educacionais, visando garantir padrões básicos de qualidade, zelando pela aprendizagem dos discentes por regimes especiais de ensino que compreendam atividades não presenciais mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação, o Colégio Rogacionista informa que reorganizará as atividades pedagógicas remotas dos alunos do Ensino Fundamental II, a fim de garantir padrões básicos de qualidade essenciais a todos os estudantes, com o intuito de zelar pela aprendizagem, assegurar as competências e os objetivos previstos na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e nos currículos escolares.

Assim, o sistema pedagógico na Plataforma Google Sala de Aula apresentará as seguintes inclusões:

1.      Aulas ao vivo somente na Plataforma Google Sala de Aula.

2.      Intervalo de 10 minutos, após cada aula do dia.

3.      Haverá plantões em alguns dias da semana, das 11h50 às 12h20 e das 17h50 às 18h20, direcionados aos estudantes do 6º ao 8º ano, nas disciplinas de Matemática e Gramática; e aos estudantes do 9º ano, nas disciplinas de Matemática, Gramática, Física e Química. O horário das aulas está anexado ao comunicado.

4.      Realização on-line de testes, provas e trabalhos orientados.

5.      Os testes que não foram realizados no período de março, compostos pelos conteúdos trabalhados remotamente, serão aplicados de acordo com as datas abaixo especificadas. Encaminharemos posteriormente aos senhores os Roteiros de Estudos Avaliativos e o Tutorial sobre a aplicação das referidas avaliações.

Ø  9/6 – Língua Portuguesa

Ø  10/6 – História

Ø  12/6 – Inglês

Ø  13/6- Geografia

6.      As provas do 1º bimestre, compostas pelos conteúdos trabalhados remotamente, serão aplicadas de acordo com as datas abaixo especificadas. Encaminharemos posteriormente aos senhores os Roteiros de Estudos Avaliativos e o Tutorial sobre a aplicação das referidas avaliações.

Ø  25/6 – Matemática

Ø  26/6 – Ciências/Redação

Ø  29/6 – Língua Portuguesa

Ø  30/6 – História/Filosofia

Ø  4/7 – Inglês/Arte

Ø  11/7 – Geografia/Ensino Religioso

7.      Os testes do 2º bimestre serão aplicados nos horários normais das aulas, às 7h20 (matutino) e às 13h20 (vespertino), de acordo com as datas abaixo especificadas. Encaminharemos posteriormente aos senhores os Roteiros de Estudos Avaliativos e o Tutorial sobre a aplicação das referidas avaliações.

Ø  20/7 – Matemática

Ø  21/7 – História

Ø  22/7 – Ciências

Ø  23/7 – Geografia

Ø  24/7 – Língua Portuguesa

Ø  25/7 – Inglês

Considerando o calendário escolar enviado à Secretaria de Educação do DF – publicado assim que for autorizado pelo Órgão competente –, ressaltamos que as datas acima e a reposição de aulas não ministradas no período de março e abril já fazem parte desse novo calendário.

Dessa forma, orientamos os estudantes e as famílias sobre o planejamento de estudos e o acompanhamento do cumprimento das atividades pedagógicas não presenciais por mediadores familiares, para validação do dia escolar do estudante e para um melhor aprendizado.

O Colégio, para maior facilidade dos senhores, além dos canais de comunicação já existentes, disponibilizará um canal de ouvidoria (sugestão, reclamação, elogio ou outra solicitação sobre os serviços prestados) e um FAQ, com o objetivo de responder a perguntas mais frequentes.

Para maiores informações, acompanhem nossos canais.

->   Site: www.roga.com.br

ü  WhatsApp business 2025-0916 / 99944-1236 / 2025-0906 / 2025-0902 (Diretora Pedagógica)

->   coordenador.adriano@roga.com.br

->   coordenador.julio@roga.com.br

->   coordenadora.leonira@roga.com.br

-> orientadora.claudia@roga.com.br

-> ouvidoria@roga.com.br

->   roga@roga.com.br

-> secretaria@roga.com.br

->  ti.andre@roga.com.br

Contamos com a compreensão dos senhores e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.