Reorganização das atividades pedagógicas remotas dos alunos do Ensino Fundamental I

Brasília, 01 de Junho de 2020.

Conforme o Artigo 2º do Decreto nº 40.817, de 22 de maio de 2020, que dispõe sobre a suspensão das atividades educacionais presenciais em todas as escolas, e conforme Recomendação nº 1/2020, de 21/5/2020, que trata das restrições sanitárias que limitam a presença dos discentes e docentes nos espaços educacionais, visando garantir padrões básicos de qualidade, zelando pela aprendizagem dos discentes por regimes especiais de ensino que compreendam atividades não presenciais mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação, o Colégio Rogacionista informa que reorganizará as atividades pedagógicas remotas dos alunos do Ensino Fundamental I, a fim de garantir padrões básicos de qualidade essenciais a todos os estudantes, com o intuito de zelar pela aprendizagem, assegurar as competências e os objetivos previstos na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e nos currículos escolares.

Assim, o sistema pedagógico na Plataforma Google Sala de Aula apresentará as seguintes inclusões a partir de 1º de junho:

1.       As aulas do 1º ao 5º ano acontecerão ao vivo uma vez na semana de modo gradativo, por meio do Meet na Plataforma Google Sala de Aula. Logo, as aulas e os horários serão comunicados com antecedência pelosprofessores no mural da turma, além de ser entregue um roteiro semanalmente. Ressaltamos ainda que as aulas ao vivo poderão ser acompanhadas no momento que elas acontecerem, ou posteriormente, pois serão gravadas, em tempo real, pelo Meet.

2.       Apresentaremos um novo horário a ser cumprido a partir de 1º de junho.

3.       Após cada aula ministrada, haverá intervalo de 5 minutos, independentemente de serem aulas ao vivo ou gravadas e um intervalo de 10 minutos para lancharem.

4.       Os educadores, após as explicações dos conteúdos e das correções das atividades realizadas durante as aulas, aguardarão os estudantes no chat, para esclarecer possíveis dúvidas destes alunos.

5.       Aos estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, acontecerá a realização on-line de testes (trabalhos avaliativos) e provas, de acordo com os conteúdos trabalhados remotamente. Além disso, haverá revisões dos conteúdos com o objetivo de avaliar as habilidades alcançadas, para que possamos encerrar o 1º bimestre.

6.       Os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental iniciaram os Trabalhos Avaliativos a partir do 3º bimestre.

7.       Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental iniciaram as avaliações a partir do 2º bimestre.

8.       Os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental I passarão a ter três horários de aula. Caso haja necessidade de incluirmos mais uma aula durante o processo, comunicaremos aos senhores.

9.       Os testes que não foram realizados presencialmente no período de março serão substituídos por trabalhos avaliativos na própria plataforma, e os conteúdos avaliados correspondem aos que foram desenvolvidos remotamente. Os trabalhos avaliativos ocorrerão de acordo com as datas abaixo e deverão ser entregues no prazo de cinco dias a contar da solicitação. Esses trabalhos deverão ser transcritos para o caderno, fotografados e enviados pela Plataforma Google Sala de Aula ao professor da disciplina.

➢      9/6 – Língua Portuguesa – entrega dia 15/6

➢     10/6 – Ciências – entrega dia 16/6

➢     12/6 – Inglês – entrega dia 17/6

➢     15/6 – Geografia – entrega dia 18/6

10.   As provas do 1º bimestre, compostas pelos conteúdos trabalhados remotamente, serão aplicadas de acordo com as datas abaixo especificadas. Encaminharemos posteriormente aos senhores os Roteiros de Estudos Avaliativos

e o Tutorial sobre a aplicação das referidas avaliações.

➢   22/6 – Matemática

➢     23/6 – História

➢     24/6 – Ciências

➢     25/6 – Geografia

➢     26/6 – Língua Portuguesa

➢     27/6 – Inglês

11.   Os Trabalhos Avaliativos do 2º bimestre, compostos pelos conteúdos trabalhados remotamente, serão aplicados de acordo com as datas abaixo especificadas. Encaminharemos posteriormente aos senhores os Roteiros de Estudos Avaliativos e o Tutorial sobre a aplicação das referidas avaliações.

➢    20/7 – Matemática

➢     21/7 – História

➢     22/7 – Ciências

➢     23/7 – Geografia

➢     24/7 – Língua Portuguesa

➢     25/7 – Inglês

Considerando o calendário escolar enviado à Secretaria de Educação do DF – publicado assim que for autorizado pelo Órgão competente –, ressaltamos que as datas acima e a reposição de aulas não ministradas no período de março e abril já fazem parte desse novo calendário.

Dessa forma, orientamos os estudantes e as famílias sobre o planejamento de estudos e o acompanhamento do cumprimento das atividades pedagógicas não presenciais por mediadores familiares, para validação do dia escolar do estudante e para um melhor aprendizado.

O Colégio, para maior facilidade dos senhores, além dos canais de comunicação já existentes, disponibilizará um canal de Ouvidoria (sugestão, reclamação, elogio ou outra solicitação sobre os serviços prestados) e um FAQ (Perguntas Frequentes), com o objetivo de responder a perguntas mais frequentes.

Para maiores informações, acompanhem nossos canais.

✓           Site: www.roga.com.br

✓   WhatsApp business 2025-0916 / 99944-1236 / 2025-0906 / 2025-0902 (Diretora Pedagógica) /2025-0943 (Orientação Pedagógica).

✓    ouvidoria@roga.com.br

✓     secretaria@roga.com.br

✓     ti.andre@roga.com.br

✓     roga@roga.com.br

✓     orientadora.mirian@roga.com.br

Contamos com a compreensão dos senhores e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Horário das aulas virtuais:

NI – 1º anos ENSINO FUNDAMENTAL I AO VIVO

NI – 2º anos ENSINO FUNDAMENTAL I AO VIVO