Reorganização das atividades pedagógicas remotas dos alunos da Educação Infantil

Brasília, 30 de maio de 2020.

Conforme o Artigo 2º do Decreto nº 40.817, de 22 de maio de 2020, que dispõe sobre a suspensão das atividades educacionais presenciais em todas as escolas, e conforme Recomendação nº 1/2020, de 21/5/2020, que trata das restrições sanitárias que limitam a presença dos discentes e docentes nos espaços educacionais, visando garantir padrões básicos de qualidade, zelando pela aprendizagem dos discentes por regimes especiais de ensino que compreendam atividades não presenciais mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação, o Colégio Rogacionista informa que reorganizará as atividades pedagógicas remotas dos alunos da Educação Infantil, a fim de garantir padrões básicos de qualidade essenciais a todos os estudantes, com o intuito de zelar pela aprendizagem, assegurar as competências e os objetivos previstos na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e nos currículos escolares.

Assim, o sistema pedagógico na Plataforma Google Sala de Aula apresentará as seguintes inclusões a partir de 1º de junho:

1. De modo gradativo, as aulas ocorrerão ao vivo uma vez na semana, por meio do Meet na Plataforma Google Sala de Aula. Logo, as aulas e os horários serão comunicados com antecedência pelos professores no mural da turma, além de ser entregue um roteiro semanalmente. Ressaltamos ainda que as aulas ao vivo poderão ser acompanhadas no momento que elas acontecerem, ou posteriormente, pois serão gravadas, em tempo real, pelo Meet.
  2. As atividades educativas serão de caráter eminentemente lúdico, recreativo, criativo e interativo, em consonância com os campos de experiência constantes no currículo escolar, para evitar retrocessos cognitivos, corporais (ou físicos) e socioemocionais.
  3. Após cada aula ministrada, haverá intervalo de 5 minutos, independentemente de serem aulas ao vivo ou gravadas, para que o estudante e a família possam se organizar para a aula seguinte.
  4. As aulas remotas serão validadas a partir de 1º de junho como dia letivo, para que no retorno possamos repor as aulas não ministradas, de acordo com a carga horária vigente. Por isso ocorrerá a flexibilização da frequência mínima de 60% (sessenta por cento) da carga horária anual obrigatória de 800 (oitocentas) horas para a Educação Infantil.

Dessa forma, orientamos os estudantes e as famílias sobre o planejamento de estudos e o acompanhamento do cumprimento das atividades pedagógicas não presenciais por mediadores familiares, para validação do dia escolar do estudante e para um melhor aprendizado.

O Colégio, para maior facilidade dos senhores, além dos canais de comunicação já existentes, disponibilizará um canal de ouvidoria (sugestão, reclamação, elogio ou outra solicitação sobre os serviços prestados) e um FAQ, com o objetivo de responder a perguntas mais frequentes.

Encaminharemos, assim que for autorizado pelo Órgão competente, o calendário escolar enviado à Secretaria de Educação do DF.

Para maiores informações, acompanhem nossos canais.

Contamos com a compreensão dos senhores e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Horário das aulas virtuais:

NI – HORÁRIOS AO VIVO ED. INFANTIL