• Ensino Fundamental II: 6º ao 9º ano.

  • O Ensino Fundamental – séries finais – tem por objetivos específicos promover:
    • o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
    • a aquisição, por parte do estudante, dos processos de alfabetização, das noções gerais básicas da língua portuguesa e da matemática e das práticas de comunicação e expressões artísticas;
    • a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
    • o aprimoramento das formas de convivência escolar e social;
    • a articulação das vivências com os saberes e os conhecimentos historicamente construídos e acumulados;
    • o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
    • a assunção consciente da responsabilidade, dos valores e comportamentos éticos e do respeito à diversidade; 
    • a construção progressiva da identidade pessoal e social.
  • Ensino Médio: 1ª, 2ª e 3ª série. 

  • Os objetivos específicos para o Ensino Médio são:
    • a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando a construção de novos conhecimentos e o prosseguimento de estudos;
    • a preparação básica do estudante para o mundo do trabalho e a cidadania, de forma a continuar a construção do seu projeto de vida;
    • a compreensão e a reflexão crítica a respeito dos processos produtivos e das inovações tecnológicas, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada área do conhecimento e dos componentes curriculares que a compõem;
    • o incentivo à investigação, à pesquisa e à busca de soluções para os problemas cotidianos;
    • a conscientização e a percepção de questões ambientais e de suas implicações para as respectivas comunidades e para o planeta;
    • o desenvolvimento da autonomia corporal, por meio da consciência, reflexão e experimentação de diversas possibilidades da cultura corporal;
    • o aprimoramento do estudante como indivíduo, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e da consolidação de valores que orientam atitudes de solidariedade, paz e comprometimento social;
    • a oportunidade de desenvolver competências e habilidades profissionais em cursos técnicos integrados ao ensino médio;
    • o desenvolvimento da autonomia corporal, por meio da consciência, reflexão e experimentação de diversas possibilidades da cultural corporal.

     

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