O Colégio Rogacionista Brasília foi fundado em 9 de agosto de 1984 e recredenciado pela Portaria nº 203 de 17/6/2019 – SEEDF, mantendo três bases físicas localizadas nas:

Sede: Área Especial 08, Módulo B – Guará II – DF – onde funciona o Ensino Fundamental II, do 6° ano ao 9° ano e Ensino Médio.

Núcleo I: EQ 32/34 – Área Especial D – Guará II – DF – onde funciona a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I – 1° ano ao 5° ano.

Colégio Social: QE 32, Conjunto T, casa 26 – Guará II – DF – onde funciona a Educação infantil em período integral, em parceria com o Centro Socioeducativo Santo Aníbal Maria, que oferece ensino regular e atividades extracurriculares em turno contrário. 

O Colégio Rogacionista é mantido pela Mantenedora Associação Rogacionista de Educação e Assistência Social – AREAS, anteriormente denominada Colégio Rogacionista Pio XII. É considerada pessoa jurídica de direito privado, associação civil, de natureza confessional, beneficente, sem fins econômicos e lucrativos, de caráter educacional, cultural e de assistência social, constituída dos ensinamentos e do carisma do Fundador Santo Aníbal Maria Di Francia, com seu Registro Civil de Pessoas Jurídicas fundada em 9 de maio de 1958, na cidade de Criciúma – Santa Catarina.

O Santo Aníbal Maria Di Francia, nascido na cidade de Messina, Itália, viveu o evangelho da caridade de modo extraordinário. Movido por um autêntico amor a Deus, aproximou-se dos pobres com grande respeito e delicadeza assumindo as necessidades e as exigências de todos, porém teve especial carinho pela sorte dos menores. Edificou e dirigiu, com uma presença direta, continua e eficaz, várias obras educativas, tornou-se para todos nós, modelo de educar singular, iniciador de um método e de novas instituições de caridade e educativa inspiradas, também, no evangelho.

O sonho de construir um Colégio em Brasília começou em 1984 com a vinda dos padres Rogacionistas iniciando um trabalho missionário na Paróquia Divino Espírito Santo, no Guará II. Fruto do desejo da comunidade paroquial que almejavam possibilitar um estudo de qualidade aos moradores que continuavam a chegar a nova capital do Brasil. Sabiam que, por ser nova a cidade, estava carente de uma instituição de ensino particular e de qualidade. 

A proposta de criação do Colégio Rogacionista foi encaminhada ao Conselho de Educação em Brasília e suas atividades deram início na EQ 32/34 Lote D– Guará II, em 1985, com estudantes nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Tendo em vista a qualidade do ensino prestado à comunidade, foi criado, no ano de 1991, uma nova unidade na Área Especial 08 Lote B – Guará II, e assim passou a oferecer também o Ensino Médio.

O Colégio Rogacionista foi reconhecido pela Portaria n° 24 de 1992, funcionando em duas bases físicas. No ano de 1993, foi inaugurado o novo prédio, dando início as atividades em 1994, com uma nova organização. Na Área Especial 08, o prédio ficou para o funcionamento do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e o Ensino Médio com sua primeira turma de 3° ano e, na EQ 32/34 estabeleceu-se a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, com um total nas duas bases físicas de 1.423 estudantes.

A qualidade de ensino oferecida, o número de aprovação na Universidade de Brasília e nos mais variados vestibulares comprovam esta qualidade a cada ano. O Colégio Rogacionista, desde sua fundação, tem como princípio básico formar pessoas que sejam felizes e participem construtivamente da sociedade para que tenha justiça social, convivência harmônica e respeito mútuo, permitindo aos estudantes desenvolverem suas potencialidades individuais e coletivas e contribuindo, assim, para a formação de uma consciência social.

Pular para a barra de ferramentas