Concurso Canguru de Matemática Brasil

Circular nº01 /2020 – NI

Brasília, 11 de março de 2020

Assunto: Concurso Canguru de Matemática Brasil

Senhores pais ou responsáveis e alunos,

O Concurso Canguru de Matemática, a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países,.é destinado aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3.ª série do Ensino Médio.

A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF).

Ao convidar os alunos para o Concurso Canguru de Matemática Brasil, temos como objetivos:

Ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.
-> Contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica.
-> Favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática.
-> Estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática
pura ou aplicada.

As provas

As questões das provas são objetivas (testes) e compostas por cinco alternativas, sendo apenas uma a correta.
-> Números de questões: as provas para os alunos do 3º, 4º e 5º anos são constituídas por 24 questões.
-> Pontuação: As questões de 1 a 8 valem 3 pontos; as de 9 a 16 valem 4 pontos; e as de 17 a 24 valem 5 pontos,
totalizando 96 pontos nas 24 questões.
-> Duração máxima: 1h40 para todos os níveis.
-> Organização das provas: As questões são propostas em três níveis de dificuldade crescente (primeiro terço da
prova, questões básicas; segundo terço, questões mais complexas, e terceiro terço, questões mais desafiadoras ou
técnicas). Nos níveis mais elementares (P, E, B, C), predominam as habilidades de raciocínio.
-> Respostas erradas, rasuradas ou assinaladas com mais de uma opção são penalizadas.

Resultados e premiações

A plataforma do Concurso Canguru de Matemática Brasil irá fazer a correção das respostas enviadas e fornecerá
às escolas participantes os resultados preliminares de seus respectivos alunos. Estes são divididos nas seguintes categorias:
alunos com potencial de premiação e alunos participantes. Os alunos com potencial de premiação são divididos nas quatro
categorias abaixo:
– 1% dos melhores colocados, por nível, em território nacional, recebem a classificação ouro;
– 2% dos melhores colocados, por nível, em território nacional, recebem a classificação prata;
– 3% dos melhores colocados, por nível, em território nacional, recebem a classificação bronze; e
– 4% dos melhores colocados, por nível, em território nacional, recebem a classificação honra ao mérito.

Para maiores informações, acessar o site oficial: